Análise Diplomática:
Documento: Carta do Rei D. João III
Produtor: Rei D. João III
Função (Serviço):
Nomear Tomé de Souza para Governo-geral da Colônia
Espécie: Carta
Atividade: Nomeação
do Governo-geral da Colônia a Recomendações ao governante.
Tipo documental:
Carta para nomeação do Governo-geral da Colônia
Objetivo da
produção: Nomear o governador, e instruir a cerca dos problemas que deveriam
ser resolvidos em sua gestão. Centralizar a administração das colônias, e os
recursos de defesa e povoamento. No documento o rei revela sua principal
função: fazer uma fortaleza, povoação e dar favor e ajuda a outras povoações e
ministrar justiça.
Documentos em
anexos: Não possui documentos anexados
Data limite: 1542
Formato: Pergaminho
Quantidade: Exemplar
único
Forma: Original
Características
Funcionais: Documento diplomático informativo.
O segundo documento é a nomeação no Diário Oficial do dia 2
de Março de 2012 para ocupação do cargo em comissão de Coordenador da
Coordenadoria de Cadastro e Lotação de Pessoal, CC-3, da Secretaria de Gestão
de Pessoas do Ministério Público Federa nomeia também outra pessoa para
exercer o cargo em comissão de Chefe da Divisão de Provimento e Lotação de
Pessoal, CC-2, da Coordenadoria de Cadastro e Lotação de Pessoal, da Secretaria
de Gestão de Pessoas do Ministério Público Federal. A nomeação foi publicada no
Diário Oficial e ela só tem validação após a publicação nele. O Diário Oficial
pode ser impresso e digital e sua forma é original múltiplo. As disposições das
informações estão da seguinte forma: em cima estabelece o órgão que tem as
competências para os devidos fins e abaixo dispõe a data da portaria, a lei que
atribui as devidas competências ao Secretário-Geral daquele órgão dispensa de
dois ocupantes do cargo de Técnico Administrativo, atribuições do Secretario-
Geral do Ministério Público Federal regido por lei e por fim vem a exoneração,
dispensa e nomeação dos ocupantes de Técnico Administrativos para Coordenador
da Coordenadoria de Cadastro e Lotação de Pessoal e a outra pessoa para Chefe
da Divisão de Provimento e Lotação de Pessoa.
Função administrativa
É um
documento com função administrativa de investidura do cidadão ao cargo público
e conscientização das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao
cargo, sendo este um ato antecedente a posse, que diz respeito à aceitação das
condições expressa no documento de nomeação.
Evolução histórica
O
documento de posse/nomeação de políticos brasileiros consiste em um registro
que constam as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos
inerentes ao cargo ocupado, e que não podem ser alterados unilateralmente, a
não ser por atos de ofício previstos em lei. Esse tipo de documento obteve
grandes evoluções, e desde os anos de 1500 ele existe. Contudo naquele período
ele tinha forma diferente da existente hoje. Atualmente ele é disponível a
todos que desejam ter acesso a tal documento, por meio do diário oficial da
união.
Referencia
Bibliográfica:
Documentos
históricos nº 5: Instruções de Dom João III para o Governo-Geral. Disponível
em:
<http://galeraporumbrasilmelhor.blogspot.com.br/2011/03/documentos-historicos-n-5-instrucoes-de.html>.
Acesso em: 27 Abr. 2012.
JusBrasil. Disponível
em: < http://www.jusbrasil.com.br/login;jsessionid=B3EDE2257BA6EAC85B9EC6B98BF6C9ED
>. Acesso em: 29 Abr. 2012.
Legislação
Eleitoral. Disponível em:< : http://www.tse.gov.br/sadJudLegislacao/pesquisa/actionBRSSearch.do?configName=legislacaoEleitoral&bases=ALL&livre=%40DOCN=000001300>.
Acesso em: 29 abr.2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário