Somos estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que buscam, no blog, postar atividades do grupo que terão como base a análise diplomática e tipológica dos arquivos do DEX -Decanato de Extensão da Universidade de Brasília


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Atividade 4 - Texto dissertativo


Documentos Imagéticos à luz da Ciência da Informação

     Dentre as propostas da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, foi possível perceber as dificuldades em organizar, analisar e extrair informações de documentos imagéticos, envolvendo as teorias da Diplomática e Tipologia Documental e os Sistemas de Informação. Muitas instituições desconhecem ou não utilizam conceitos arquivísticos para a organização desse tipo de documento não convencional.
        O estudo apresentado pela mestranda Laila di Pietro evidenciou o caso da empresa V5 Comunicação, onde o armazenamento das fotos possui descrição subjetiva, e sem padrão fixo, restringindo assim, informações que poderiam ser relevantes ou até mesmo colocando informações que não terão utilidade posteriormente. Segundo Pietro, os documentos devem possuir um “tratamento arquivístico focado nas descrições da imagem propriamente dita, a fim de facilitar a indexação do material”.
     As dificuldades no tratamento adequado aos documentos imagéticos e audiovisuais, também é agravada por fatores ligados ao contexto em que o registro está inserido, e também por trabalhos realizados em não consonância com as técnicas da Diplomática e Tipologia Documental, que estabelecem regras que garantem a autenticidade dos documentos, e determinam a relação que o documento tem com o acervo pertencente, deixando assim, brechas para possíveis manipulações, ou interpretações variadas.
        A importância do tratamento adequado aos documentos imagéticos, assim como o dado aos documentos textuais, se dá pelo fato de que eles também são utilizados como fonte de informação, para pessoas, instituições, pesquisadores, etc. E assim como definido por Manini (2009) “O objetivo da análise documentária é elaborar representações condensadas daquilo que aparece em determinado documento, e expressar o seu conteúdo de forma a facilitar a recuperação de suas informações”. Dessa forma os cuidados dispensados nesse tipo de trabalho auxiliam na preservação das informações que carregam essas espécies documentais, contribuído assim para manutenção do contexto arquivístico, da veracidade, autenticidade e consequentemente do valor comprobatório e histórico que podem ter esses documentos.


Referências:
DI PIETRO, L. e CARVALHO, N. Organização de documentos audiovisuais e imagéticos: uma abordagem em diplomática e tipologia documental. Monografia de Graduação em Biblioteconomia. UnB. 2010. Disponível  em: <http://digifotoweb.blogspot.com.br/2010/11/alunas-de-biblioteconomia-fazem.html>. >. Acesso em: 22 abr.2012.

Arquivo de abril de 2010. Disponível em:http://www.blogdaale.com.br/?m=201004&paged=2>. Acesso em: 22 abr.2012.


Um comentário:

  1. Menin@s, o post ficou bem bacana, vocês sintetizaram bem o que foi repassado; conseguiram transpor de forma dinâmica e esmiuçada, muito bom!
    Para ficar mais ilustrativo, coloquem alguma imagem/ figura para ilustrar o que vocês aprenderam e para fazer jus até mesmo ao tema, documentos imagéticos.
    Ok?
    Parabéns!

    ResponderExcluir