DOCUMENTOS:
1 - Declaração
Suporte: Papel
Espécie: Declaração
Formato: Folha avulsa
Forma: Rascunho
Gênero: Textual
A declaração seria considerada um documento de arquivo, pois segundo Russeau (1998) é aquele que é produzido ou recebido por uma instituição pública ou privada no exercício de suas atividades, como foi o caso da declaração utilizada na atividade e que havia sido emitida pela Universidade de Brasília. A função do documento para o seu titular seria expositiva, com finalidades de esclarecimentos da aula.
2 - Lista de presençaSuporte: Papel
Espécie: Lista de presença
Formato: Folha avulsa
Forma: Original
Gênero: Textual
A lista de presença pode ser considerada um documento de arquivo, uma vez que é gerado para atender objetivos funcionais garantindo o funcionamento diário da organização; que no caso era a Universidade de Brasília; também por ser gerado em número limitado, ser orgânico e possuir um caráter comprobatório e/ou testemunhal como lembra Paes (1997). A função deste documento para o seu titular pode ser comprobatório ou testemunhal como supracitado, contudo também pode ter a função expositiva.
3 - DVD de trabalho realizado por alunosSuporte: Disco Compacto, Papel e Plástico
Espécie: DVD de Trabalho final de curso
Formato: CD-Rom
Forma: Cópia
Gênero:Audiovisual e textual
Documento não está limitado apenas naquele suporte mais conhecido: o papel. Há também outros tipos de suporte e, nesse caso, foi o disco compacto. Pode-se considerar esse DVD como documento, pois ele tem valor probatório de que aquele trabalho foi feito e também por sua autenticidade (mostra que os alunos que elaboraram o trabalho são os verdadeiros autores). Para o seu titular esse documento tem função expositiva e acadêmica.
4 - FolhetoSuporte: Papel
Espécie: Folheto
Formato: Folha avulsa
Forma: Original múltiplo
Gênero: Textual e imagético
É considerado um documento, pois foi criado com intuito informativo. Para o produtor o folheto tem função expositiva, com a intenção de usá-lo em aula para fins dinâmicos.
5 - CartazSuporte: Papel
Espécie: Cartaz de publicidade / prospecto
Formato: Cartaz
Forma: Cópia
Gênero: Imagética e textual
O cartaz pode ser considerado um documento de arquivo, tendo em vista que ele comprova que houve a publicidade de determinado evento. A função do cartaz para o seu titular é a expositiva, com finalidades de esclarecimentos de aula.
6 - Pôster
Suporte: PapelEspécie: Pôster
Formato: Folha avulsa
Forma: Cópia
Gênero: Imagético e Textual
O pôster pode ser considerado como documento de arquivo, pois ele atesta, dá publicidade e recorda que um determinado evento que foi celebrado. A função do pôster para seu titular é a expositiva para esclarecimentos de aula e para recordação.
7 - Credencial de EscoteirosSuporte: Plástico
Espécie: Credencial de escoteiros
Formato: Cartão plástico
Forma: Original
Gênero: Textual e imagético
A credencial de escoteiros pode ser considerada um documento de arquivo quando se pensa que ele pode fazer parte de um acervo pessoal, e represente alguma recordação. A função da credencial de escoteiros para seu titular é a expositiva, com a finalidade de esclarecimentos de aula.
8 - Banner CientíficoSuporte: Lona Plástica
Espécie: Banner para divulgação de atividade intelectual
Formato: Banner
Forma: Original múltiplo
Gênero: textual e imagético
O Banner científico comprova atividade intelectual do autor. Para o titular do Banner ele tem função expositiva, para esclarecimento de sala de aula e para apresentação do conteúdo do Banner em eventos que tratam do assunto contido nele.
9 - Placa de veículoSuporte: Metal
Espécie: Placa de automóvel
Formato: Placa
Forma: Original
Gênero: Textual
A Placa serve para a identificação do veículo, tipo de veículo, localidade, comprova conformidade, mas dependendo de sua utilização e dos sinais de validação ela pode ser considerada como cópia ou original. Para o titular da placa ela tem função de exposição, para esclarecimentos de sala de aula.
10 - LivroSuporte: Papel
Espécie: Livro acadêmico / Livro de Arquivologia
Formato: Livro
Forma: Original múltiplo
Gênero: Textual e imagético
O livro acadêmico comprova a criação intelectual do(s) autor(s), pode ser um exemplar único, pode ter sido autografado, pode ser uma edição limitada, com poucas reproduções, e outros que justifiquem sua guarda. Para o titular do livro ele tem função de exposição, para esclarecimentos de sala de aula e para comprovar/resguardar sua própria produção intelectual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário