Somos estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que buscam, no blog, postar atividades do grupo que terão como base a análise diplomática e tipológica dos arquivos do DEX -Decanato de Extensão da Universidade de Brasília


sexta-feira, 30 de março de 2012

Atividade 2

O exercício proposto pelo professor André Lopez no dia 23/03/12 com intuito de analisar tipologicamente alguns dos documentos de seu acervo pessoal. 
DOCUMENTOS:

1 - Declaração
Suporte: Papel
Espécie: Declaração
Formato: Folha avulsa
Forma: Rascunho
Gênero: Textual

A declaração seria considerada um documento de arquivo, pois segundo Russeau (1998) é aquele que é produzido ou recebido por uma instituição pública ou privada no exercício de suas atividades, como foi o caso da declaração utilizada na atividade e que havia sido emitida pela Universidade de Brasília.  A função do documento para o seu titular seria expositiva, com finalidades de esclarecimentos da aula.
2 - Lista de presença
Suporte: Papel
Espécie: Lista de presença
Formato: Folha avulsa
Forma: Original
Gênero: Textual

A lista de presença pode ser considerada um documento de arquivo, uma vez que é gerado para atender objetivos funcionais garantindo o funcionamento diário da organização; que no caso era a Universidade de Brasília; também por ser gerado em número limitado, ser orgânico e possuir um caráter comprobatório e/ou testemunhal como lembra Paes (1997). A função deste documento para o seu titular pode ser comprobatório ou testemunhal como supracitado, contudo também pode ter a função expositiva.
3 - DVD de trabalho realizado por alunos
Suporte: Disco Compacto, Papel e Plástico
Espécie: DVD de Trabalho final de curso
Formato: CD-Rom
Forma: Cópia
Gênero:Audiovisual e textual

Documento não está limitado apenas naquele suporte mais conhecido: o papel. Há também outros tipos de suporte e, nesse caso, foi o disco compacto. Pode-se considerar esse DVD como documento, pois ele tem valor probatório de que aquele trabalho foi feito e também por sua autenticidade (mostra que os alunos que elaboraram o trabalho são os verdadeiros autores). Para o seu titular esse documento tem função expositiva e acadêmica.
4 - Folheto
Suporte: Papel
Espécie: Folheto
Formato: Folha avulsa
Forma: Original múltiplo
Gênero: Textual e imagético
É considerado um documento, pois foi criado com intuito informativo. Para o produtor o folheto tem função expositiva, com a intenção de usá-lo em aula para fins dinâmicos.
5 - Cartaz
Suporte: Papel
Espécie: Cartaz de publicidade / prospecto
Formato: Cartaz
Forma: Cópia
Gênero: Imagética e textual
O cartaz pode ser considerado um documento de arquivo, tendo em vista que ele comprova que houve a publicidade de determinado evento. A função do cartaz para o seu titular é a expositiva, com finalidades de esclarecimentos de aula.
6 - Pôster
Suporte: Papel
Espécie: Pôster
Formato: Folha avulsa
Forma: Cópia
Gênero: Imagético e Textual
O pôster pode ser considerado como documento de arquivo, pois ele atesta, dá publicidade e recorda que um determinado evento que foi celebrado. A função do pôster para seu titular é a expositiva para esclarecimentos de aula e para recordação. 
7 - Credencial de Escoteiros
Suporte: Plástico
Espécie: Credencial de escoteiros
Formato: Cartão plástico
Forma: Original
Gênero: Textual e imagético
A credencial de escoteiros pode ser considerada um documento de arquivo quando se pensa que ele pode fazer parte de um acervo pessoal, e represente alguma recordação. A função da credencial de escoteiros para seu titular é a expositiva, com a finalidade de esclarecimentos de aula.
8 - Banner Científico
Suporte: Lona Plástica
Espécie: Banner para divulgação de atividade intelectual
Formato: Banner
Forma: Original múltiplo
Gênero: textual e imagético
O Banner científico comprova atividade intelectual do autor. Para o titular do Banner ele tem função expositiva, para esclarecimento de sala de aula e para apresentação do conteúdo do Banner em eventos que tratam do assunto contido nele. 
9 - Placa de veículo
Suporte: Metal
Espécie: Placa de automóvel
Formato: Placa
Forma: Original
Gênero: Textual
A Placa serve para a identificação do veículo, tipo de veículo, localidade, comprova conformidade, mas dependendo de sua utilização e dos sinais de validação ela pode ser considerada como cópia ou original. Para o titular da placa ela tem função de exposição, para esclarecimentos de sala de aula. 
10 - Livro
Suporte: Papel
Espécie: Livro acadêmico / Livro de Arquivologia
Formato: Livro
Forma: Original múltiplo
Gênero: Textual e imagético
O livro acadêmico comprova a criação intelectual do(s) autor(s), pode ser um exemplar único, pode ter sido autografado, pode ser uma edição limitada, com poucas reproduções, e outros que justifiquem sua guarda. Para o titular do livro ele tem função de exposição, para esclarecimentos de sala de aula e para comprovar/resguardar sua própria produção intelectual.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Quem somos?

O blog DTDEX foi criado em parceria com quatro estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília que cursam a disciplina Diplomática e Tipologia Documental (1/2012), são eles: Karla Camila, Leonardo de Sousa, Marina Borges e Roseane Mina. No blog serão postadas as atividades do grupo que terão como base a análise diplomática e tipológica dos arquivos do DEX - Decanato de Extensão da Universidade de Brasília.

Atividade 1

Análise diplomática de uma carteira estudantil
*(imagem meramente ilustrativa) Fonte da imagem
Este post tem o objetivo de evidenciar a análise diplomática de uma identidade estudantil de um estudante da Universidade de Brasília - UNB. Esse exercício foi proposto na primeira aula da disciplina Diplomática e Tipologia Documental (16/03/12) por André Porto Ancona Lopez, o professor da disciplina.

Análise diplomática


  • Denominação do documento: É o nome definido pelo criador do documento, como exemplo para o exercício, temos a Identidade Estudantil;
  • Gênero: É determinado pela configuração que assume o documento, de acordo com a natureza dos signos e símbolos com os quais foi criado, como exemplo temos que a identidade estudantil possui gênero Textual e Imagético;
  • Disposição das informações: É a forma como as informações são apresentadas em um documento e que contribui na identificação documental deste, como por exemplo na Identidade Estudantil , logomarca da instituição, dados do estudante, foto, local, assinatura do reitor;
  • Suporte: É o meio físico, o material sobre o qual se registram as informações. Exemplo: papel, fita magnética, plástico. Exemplo do exercício: o plástico;
  • Forma: É a transmissão e a preparação do conteúdo documental. Exemplos: original, cópia, minuta, rascunho. Exemplo do exercício: original;
  • Formato: São as características físicas de um suporte. Exemplo do exercício: Cartão Plástico (85 x 54 mm);
  • Função: É determinado pelo objetivo que o documento pretende atingir ao ser criado. A carteirinha estudantil da UNB foi criada para identificar os estudantes da Universidade de Brasília;
  • Signos especiais: São signos e/ou sinais que validam o documento. Na identidade estudantil temos a logomarca da Universidade de Brasília e a assinatura do Reitor;
  • Entidade produtora: É identificado por quem produziu/criou o documento. A Secretaria de Administração Acadêmica é a entidade produtora da identidade estudantil da UNB;
  • Entidade receptora: É definido a partir do interessado por determinado documento, a título de exemplo temos que a entidade receptora da identidade estudantil da UNB, é o próprio estudante.

Referências Bibliograficas:


BELLOTTO,Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Imesp/Arq-SP,2002. Acesso em: 18 mar.2012.


FINGER,Julio Cesar. Glossário de espécies/formatos e tipos documentais produzidos pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Acesso em: 19 mar.2012.